Páginas


domingo, 24 de agosto de 2014

Pinheirinho, não esqueceremos(?)!


Nesta última sexta-feira, 22 de agosto, saí do meu trabalho em Jacareí, e me dirigi a feira do centro de São José dos Campos para comer um pastel com meus pais, contudo, sabemos que nesta época do ano está lotado de assessores, candidatos, vereadores fazendo sua campanha política, mais ou menos politizados, mas chamou-me a atenção especialmente, pois um velho conhecido, Eduardo Cury, ex-prefeito pelo PSDB, e candidato a deputado federal fazia sua campanha como de costume e uma senhora aproximou-se dele e disse: "Meu voto será sempre no senhor, pois admirei a sua coragem ao enfrentar o Pinheirinho!". Frase que me abismou, pois como alguém tem coragem de admirar cenário tão bárbaro? Isto remete, mais uma vez ao próprio Karl Marx quando descreve que existe sim uma "luta de classes".
O Economista e Filósofo Karl Marx, nascido no século XIX, passados mais de um século de suas obras como O Capital, Manifesto Comunista, entre outras, nunca foi tão necessário para entender a atualidade, principalmente no contexto eleitoral de 2014. Digo isto, pois nesta sexta-feira, ao sair do trabalho e me dirigir ao centro de São José dos Campos, para almoçar um pastel de feira, ouvi e vi uma cena bizarra, que me fez pensar no conceito da luta de classes.

Nestas feiras, em períodos eleitorais, podemos ver toda a sorte de vereadores e candidatos aos mais diversos cargos, assim vi nosso ex-prefeito, Eduardo Cury, do PSDB entregar seus panfletos e fazer sua média, até aí uma cena dentro da normalidade, mas daqui a pouco enquanto saboreio um pastel de frango com catupiry, uma senhora se aproxima de Cury com a seguinte frase: "Meu voto será sempre no senhor, pois admirei a sua coragem ao enfrentar o Pinheirinho!", após ouvir e quase engasgar com uma frase tão espúria, e a complacência com que Eduardo Cury agradeceu, me fez refletir sobre o que estaremos enfrentando nesta eleição, e como estamos nos preparando para isto.

Em primeiro lugar, existe sim uma luta de classes em curso, não tão somente em São José dos Campos, mas em todo o Brasil, sendo que em nossa cidade ela está há muito avivada, principalmente após a saída do PSDB do Paço Municipal, com a vitória de Carlinhos (não do PT). Esta vitória deu ao menos um breque no intento neoliberal em nossa cidade que ameaçava seriamente os servidores municipais, mas continuam a especulação imobiliária, os algozes nas mesmas posições nas pastas da prefeitura, e o personalismo na lida dos projetos de poder.

Posteriormente, aqueles que pensam que o capítulo Pinheirinho acabou, estão enganados! Os moradores, apesar de terem sido contemplados num jogo de cenas entre a Prefeitura de Carlinhos de Almeida e o Governo Estadual de Geraldo Alckmin, com apoio do Programa "Minha Casa, Minha Vida" do Governo Federal, sofreram muito com a situação de abandono, e merecem ser indenizados pelo constrangimento passado. A situação é ainda mais grave quando analisamos do ponto de vista do Planejamento Urbano, ainda é considerada uma ZUPI (Zona de Uso Predominantemente Industrial), e que seus donos (no caso Naji Nahas) estão limpando a área, para futuramente fazer uso comercial, assim a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, responsáveis pela tragédia, não mudaram o zoneamento, como o Governo Dilma requisitou em 2012.

Assim, a elite de nossa cidade ainda continua avessa a um governo de esquerda e dos trabalhadores, ou que ao menos tenham bandeiras sociais em seu programa. Ao pensar num ato demasiadamente covarde como coragem, a elite revela que em seus mais íntimos (ou nem tanto) pensamentos, quão desumana pode se assumir. Não admitem que aqueles que lhes servem, em troca de uns poucos trocados, possam ter o mínimo de dignidade e tranquilidade.

O PSDB compartilha desta mesma visão, onde os pobres devem ser explorados, humilhados e desacreditados de todos os seus sonhos, em prol da tranquilidade das elites burguesas, mas nós petistas de que lado estamos? Há alguns que estão do lado da turma do "deixa disso", que preferem considerar isto tudo como águas passadas, que cumprimentam seus amigos tucanos em meio a conversas de bar no centro da cidade, mas há outros em que tais cenas de barbárie ficaram gravadas com ácido em suas mentes e não esqueceram do Pinheirinho e de seus moradores violentados pelo Estado e suas forças covardes e militarizadas.

Peço aos companheiros, militantes petistas de verdade, que não esqueçam o Pinheirinho, pois ainda estão dispostos os elementos básicos da luta de classes, a classe burguesa que oprime, e a classe trabalhadores oprimida. Nestas eleições façamos nossas escolhas conscientes de que a burguesia nada dará em troca pelo exercício de nossa força de trabalho, senão ainda mais opressão!

Eduardo Cury, Hélio Nishimoto, Geraldo Alckmin e PSDB como um todo representam a nata da classe burguesa e opressora, Skaf, Itamar Coppio e políticos oriundos do PMDB são uma falsa alternativa aos burguesas do PSDB, bem como forças que colaboram com políticos destes partidos, chamando-os de companheiros de parceiros são amigos da burguesia e opressores do povo, portanto não direcionem a estes seu voto!

Em 2014, mais uma vez peço para que não esqueçamos do Pinheirinho! Votemos em políticos que se posicionam em prol dos projetos populares, de esquerda e socialista. Faço apelo para votos em candidatos da esquerda do PT e e Dilma, Suplicy e Padilha.

Bruno Lima Emídio - Secretário Municipal da Juventude do Partido Trabalhadores de São José dos Campos - SP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário